11 agosto 2015

Perdido Em Marte, de Andy Weir


Não vou falar muito sobre a estória de Perdido em Marte porque acho que a leitura seria mais legal se o leitor começar o livro sem quaisquer informações. Mas, basicamente, Perdido em Marte conta a estória de Mark Watney. Mark Watney é um dos astronautas que vai a Marte por causa da missão Ares 3, só que no sexto dia da missão, ocorre uma terrível tempestade de areia em Marte e toda a tripulação vai embora achando que Mark morreu no acidente.

Mark Watney acorda sozinho e ferido em Marte e as coisas só pioram quando ele descobre que não consegue se comunicar com a Terra e que seus mantimentos vão durar um tempo, mas vão acabar antes que ele consiga tentar se comunicar com a Terra ou até alguém chegar para resgatá-lo.

A primeira coisa que amei nesse livro foi a ciência! Fazia muito tempo que eu não lia sci-fi, então o ritmo de leitura estava um pouco lento no começo, mas depois desse pequeno momento, passei a adorar a ciência apresentada no livro. O Mark Watney é muito inteligente, ele é botânico e engenheiro e foi treinado para uma série de situações antes de ir a Marte, então todas as suas ações em prol de sua sobrevivência não parecem forçadas mas sim bem pensadas e estudadas.

A escrita é muito envolvente e rápida. O Andy Weir conduz a estória em uma crescente na qual a estória e o nível de aflição do leitor só aumenta e aumenta e chega a tal ponto que é bem difícil largar o livro.

 

Mark Watney é um dos melhores personagens que já li! Ele já me impressionou desde o começo por como ele estava decidido a sobreviver, mesmo com todas as possibilidades de morte iminente. Essa garra e vontade dele foi incrível de se ver, ele se permite ser pessimista pouquíssimas vezes. E mais um elemento que torna ele um personagem incrível é o humor! O autor não trabalha tanto na parte extremamente dramática e o esgotamento emocional de estar sozinho em um planeta, ele deixa esse sentimento transparecer poucas vezes e coloca o Mark como um cara bem positivo, com vontade de viver e que encara tudo com humor. 

O Mark Watney é muito engraçado! Ele ri da própria situação, ainda mais quando as coisas não saem como ele planeja. Como ele fica muito mais tempo do que planejado em Marte, além de trabalhar em sua sobrevivência, ele mexe e utiliza bastante os conteúdos de entretenimento que os outros astronautas levaram e ouve muita disco music – e odeia muito a disco music -, assiste seriados antigos e lê Agatha Christie.



"Utilizei Fobos para me guiar. Pode haver um simbolismo nisso. Fobos é o deus do medo, e eu estou deixando que ele seja meu guia. Não é um bom sinal."


Perdido em Marte é um dos melhores livros que li esse ano e que me surpreendeu e me emocionou – inclusive, estou com os pelos dos braços arrepiados enquanto escrevo a resenha e ouço a playlist do livro! Mesmo que você não leia muitos livros de ficção científica, dê uma chance para Perdido em Marte porque é um livro super legal, com muita tensão do começo ao fim e com um personagem principal maravilhoso.

O livro foi adaptado para um filme com o Matt Damon como Mark e o Ridley Scott está na direção e o filme vai estrear em 1 de outubro. Eu estou mega ansiosa pelo filme e acho que vai ser simplesmente incrível! Mas para vocês, pessoas lindas que não leram o livro e pretendem – ou mesmo que pretendem só ver o filme -, já aviso que NÃO VEJAM O TRAILER! O trailer simplesmente conta quase tudo do livro. Esse trailer mostra demais, assim como o trailer de O Exterminador do Futuro 5 mostrou o plot twist do filme no trailer.


Título Original: The Martian
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336

5 comentários:

  1. Olá Yara.
    Apesar de você ter elogiado bastante o livro, eu não tenho interesse nele. Não gosto de ficção cientifica e gosto de livros com diálogos e nesse como ele está sozinho acho que não tem muito né? hehe. Talvez eu veja o filme.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Yara!
    Eu não li esse livro, mas queria ler e também assistir o filme!
    Sacanagem revelarem coisas no trailer, ainda bem que eu não assisti.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma amiga blogueira que é apaixonda por esta trama, ela sempre indica e pede para que eu leia, fala que é muito divertido apesar da situação do astronauta. Eu pretendo ler até o final do ano.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que o livro tem como um dos pontos fortes a ciência, pois adoro esse tipo de leitura bem embasada. Além disso, por contar com uma leitura leve, eu já fico animado.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Certo, não vou ver o trailler! Estou com "Perdido em marte" no kobo para ler e lerei em breve porque sou uma pessoa recentemente mordida pelo bicho da ficção cientifica e quero ler mais e mais desse gênero.

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir