05 junho 2015

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros, de Fábio Yabu


Minha situação há pouco tempo era eu começar um livro e não terminá-lo, independente de ele ser bom ou ruim, porque eu estava com a maldita ressaca literária. Como ler livros de contos me faz bem e eu já queria ler algo do Fábio Yabu fazia tempo, ler Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros foi uma ótima escolha.

O autor revisita contos infantis clássicos, tais contos muito conhecidos como o da Cinderela, Branca de Neve, etc. Nessa nova "versão", esses contos não tem um final feliz como nos filmes da Disney, esses contos pertencem a um universo paralelo onde nada possui um final feliz e as estórias são macabras, sangrentas e cheias de horrores.

A narrativa do autor prende tanto e é tão boa que antes de perceber, eu já estava indo para o próximo conto! A edição em que li é a da editora Globo livros e ela está linda! Cada capitulo tem uma ilustração muito bonita e que se encaixa perfeitamente com a estória.

É um livro que não tem muito apelo para quem não gosta do gênero de horror e terror, mas que é capaz de agradar a todos se derem a devida chance. Eu adoro livros de contos, principalmente de horror. Sempre que posso, procuro um conto do Stephen King ou do H. P. Lovecraft para ler porque foi eles e mais alguns autores que fizeram eu me apaixonar pela literatura de horror e por contos.

Acho ainda mais divertido quando os contos dos livros se ligam entre si ou fazem parte do mesmo universo. Em Branca dos Mortos e os Sete Zumbis a todo o momento temos referencia ou é citado um acontecimento ou personagem de um dos contos anteriores. Essas referencias, apesar de estarem sempre presentes, não ficam chatas a momento nenhum e faz o leitor entender mais o que aconteceu, os personagens e os transporta ainda mais a este universo macabro.

Além do sangue e dos horrores, em alguns contos a estória até passa uma mensagem no final, assim como nos contos infantis dos quais foram originados. A mensagem no final é sempre clara e chamativa, tornando o desfecho de alguns contos ainda mais interessantes. Nos contos também temos muitas criticas feitas pelo autor e exemplos de putrefação da moral humana.

Alguns contos são bem simples e outros têm um desenvolvimento mais complexo, alguns são curtos e outros grandes, mas a excelência da estória está sempre lá. Uma adaptação que você até acredita que aconteceria mesmo se fosse em um universo paralelo. Uma centelha mudou, então tudo mudou, só que de uma maneira vezes mil piorada e mais sofrida para a maioria dos personagens principais.

Os desfechos de alguns contos me surpreenderam bastante, alguns por causa do que aconteceu ou de alguma revelação e outros pelas palavras finais, a mensagem final. Não quero me alongar ainda mais na resenha e falar de cada um dos contos, mas os meus favoritos são “João, Maria e os Outros”, “A vendedora de fósforo e o vingador”, “A confissão”, “O monstro” e “Samarapunzel”.

Se você gosta de contos, do gênero de terror ou contos de fadas, ou de tudo isso – como eu – eu super recomendo o livro. E mesmo que você não goste, dê uma chance! É um livro curtinho e uma leitura super gostosa.



Título Original: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros
Autor: Fábio Yabu
Editora: Globo Livros
Páginas200

5 comentários:

  1. Olá,
    Confesso que esse tipo de livro não é muito meu estilo, então nem me interessei, mas parece ser bacana pra quem curte.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse, parece ser ótimo! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  3. Oi =D

    Adoro contos de fadas e terror... misturando os dois então, super legal! Eu teno este livro mas sempre fiquei com um pé atrás de ler... e agora fiquei super com vontade de largar tudo e ler já hahaha XD Adorei a resenha!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu sou apaixonada por horror e terror, o engraçado é que nunca li nada sobre o gênero, só assisti filmes.
    Não sou muito fã de contos, mas para sair de ressacas literárias até que é uma boa.
    Achei as ilustrações muito lindas e bem feitas.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, é bom estar por aqui, adorei seu blog e gostaria de te fazer um convite:Quer fazer parte do projeto "Turbonauta"? Lá reunimos os melhores blogs da atualidade e o seu seria super bem vindo entre eles, é simples, sem cadastro e grátis, passa lá, divulgue seus links diariamente.
    Até mais e tenha um ótimo fim de semana
    http://turbonauta.com.br/

    ResponderExcluir