09 dezembro 2013

O Espadachim de Carvão, de Affonso Solano

Título Original: O Espadachim de Carvão 
Autor: Affonso Solano  
Editora: Fantasy - Casa da Palavra  
Páginas: 256

Filho de um dos quatro deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e adorada pelas diferentes espécies do mundo. Lá, o jovem de pele absolutamente negra e olhos brancos cresceu com todo o conhecimento divino a seu dispor, mas consciente de que nunca poderia deixar sua morada. Ao completar dezenove anos, no entanto, isso muda. Testemunhando a ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez, aplicando seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala.




Assim que soube do lançamento de O Espadachim de Carvão, fiquei animada e ansiosa porque eu amo livros de fantasia, é o meu gênero favorito e também porque nunca tinha lido (ou não me lembro de ter lido) um livro de literatura fantástica de um autor nacional.

Um dos principais motivos por eu gostar tanto de livros de fantasia é porque eles, muitas vezes, lhe dão a oportunidade de conhecer, explorar e entrar de cabeça em um mundo novo. E fico feliz em dizer que enquanto lia O Espadachim de Carvão, eu sentia exatamente isso. Adapak, o personagem principal, não conhecia Kurgala, então ele e nós leitores vamos conhecendo juntos este novo universo.


Kurgala é um lugar muito interessante e o autor o explorou de uma maneira tão clara que às vezes eu sentia que já conhecia o lugar, mas ainda assim, Kurgala aparenta ser um lugar muito vasto, que pode ser ainda mais explorado. Uma das coisas que eu mais gostei é que Kurgala é habitada por humanos e raças completamente diferentes e originais. Enfim, toda a mitologia criada por Solano é muito criativa e interessante.


Os capítulos mesclam o presente e o passado, ambos muito bem encaixados e interligados, o que me deixou ainda mais ansiosa para conhecer toda a história. Affonso Solano escreve de uma maneira muito ágil, as descrições de lugares e raças são muito boas e as cenas de luta também merecem destaque, elas são muito bem construídas, enquanto eu as lia, quase podia as ver acontecendo na minha frente.


A história é bem simples, mas ainda assim bem criativa, envolve o leitor e tem um ritmo ótimo. Solano criou personagens carismáticos e muito peculiares. Eu gostei do final, ele não é espetacular, mas me deixou muito ansiosa pelo próximo livro desta série, por Tamtul e Magano ou por qualquer outro livro que o autor publique.


A edição está lindíssima, a capa é muito bonita, a diagramação está ótima e cada começo de capitulo tem uma ilustração bem legal. Porém, confesso que em algumas partes senti falta de um mapa de Kurgala. 


Enfim, O Espadachim de Carvão é um dos melhores livros que eu li esse ano e o recomendo muito a todos, principalmente para quem gosta de fantasia.

7 comentários:

  1. Tenho curiosidade com relação a esse livro, mas nada desisperador. Não creio que compraria a obra, por isso só realizaria a leitura se ganhasse o livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Livros criativos e com ótimos personagens, já me conquistam de primeira!
    Esse livro ainda não conhecia, mas como amo fantasia, já vou adiciona-lo na minha lista de desejados!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  3. E eu achando que Kurgula fosse uma pessoa hehehe Gostei da resenha e fiquei um pouco curiosa a respeito da história, apesar do gênero fantástico não ser o meu preferido! Não conhecia esse título e nem o autor, parabéns por divulgá-lo, precisamos tbm prestigiar nossos autores nacionais ;) Ah, já que tu gostas desse gênero, te sugiro conhecer o autor nacional Eduardo Spohr!!!
    Bjos
    Débora
    Introducing you a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado da resenhe e dê uma chance ao livro, não irá se arrepender. Então, tenho muita vontade de ler os livros do Eduardo Spohr, e quero comprar logo algum dos livros dele quando estiver em promoção (:

      Bjs

      Excluir
  4. Oie Yara
    amo fantasias, mas está difícil encontrar uma que me envolva tanto como um dia me envolvi com a trilogia Senhor dos Anéis. Pelo visto esse livro faz jus ao gênero fantástico, e ainda traz uma mitologia interessante, que estou louca pra conhecer.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    menina ouvi falar tão bem deste livro que estou mto curiosa.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sabe que, comecei a ler e não terminei? É o primeiro livro em que isso acontece. Não sei se era a época que peguei ou algo assim. Adapak é bem incrível pela descrição que tive dele até a página 30 +/-. O mundo e quando ele estava se escondendo daqueles monstros, foi bem criativo. Kurgala é realmente um lugar bonito para mim e criativo. Talvez deva dar outra chance para o livro.
    Abraços Yara,
    ThayQ.

    ResponderExcluir