03 julho 2012

A Estrada da Noite - Joe Hill


Título: A Estrada da Noite (Heart-Shaped Box)
Autor: Joe Hill
Editora: 
Arqueiro
Classificação: 4/5
Páginas: 254


Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta.
"Vou ´vender´ o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..."
Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.
Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.
O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude.
Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece.
Ancorando o sobrenatural na realidade psicológica de personagens complexos e verossímeis, Joe Hill consegue um feito raro: em seu romance de estréia, já é considerado um novo mestre do suspense e do terror.

Apesar de o livro ter me decepcionado um pouco, “A Estrada da Noite” foi um livro que me conquistou facilmente em suas primeiras páginas. Desde as menções de grandes bandas de rock a estória bem elaborada criada por Joe Hill gerou uma deliciosa leitura.

Quando comecei a ler este livro, o que eu esperava era um livro de terror, daqueles que dá medo mesmo e não foi exatamente isso o que eu encontrei, o livro em algumas partes dá medo sim, mas no meu caso, foram consideravelmente poucos os momentos em que senti medo. Para mim, A Estrada da Noite é um livro de suspense beirando ao terror. Entretanto, isso passa despercebido graças à ótima estória que o Joe Hill criou. A narrativa do Joe Hill é ótima e bem fluente e a estória é incrivelmente bem escrita, e posso dizer que a única coisa que descreve esta narrativa é que ela é de tirar o fôlego. O desenrolar da estória é cheia de ação e suspense, não perdendo o ritmo nunca.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo Jude. Eu tive um caso de amor e ódio pelo Jude, pois em muitas partes do livro ele se mostrou um personagem egoísta e muito frio, mas ao decorrer do livro, ao passarmos a conhecer mais o Jude, vemos que ele não é uma pessoa tão fria e indiferente assim. Eu adorei a Geórgia, namorada do Jude, no começo do livro, eu pensei que ela seria uma personagem fraca e desinteressante, mas ao decorrer do livro ela se mostra uma personagem forte e destemida. E também tem o Craddock (o fantasma), que foi sem dúvida, meu personagem favorito, ele é um personagem tão bem desenvolvido que toda vez que ele aparecia, eu quase pulava de alegria haha.

O livro é cheio de reviravoltas e desconfianças. Umas das únicas coisas que eu não gostei neste livro foi o final, o achei muito fraco para um livro com uma estória tão boa e tão bem desenvolvida.
Eu super recomendo este livro, mesmo para as pessoas que não são muito fãs do gênero, sério, dêem uma chance. É um livro com uma estória envolvente e com um desenvolvimento incrível e com personagens muito bem construídos. Recomendo o livro principalmente aos fãs de um bom suspense.

17 comentários:

  1. oi querida,
    putz, detesto quando os finais são mais ou menos :((
    de qualquer forma fiquei bem curiosa! Ótima resenha!

    Triste é o nome original e a tradução..hahahah
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, confesso que não sou muito fã desse gênero, mas sua resenha me deixou curiosa, pena que o final deixou a desejar, eu particularmente odeio livros com essa característica, é tão desanimador. Mas enfim, ótima resenha :D

    Beijos&beijos

    Book is life

    ResponderExcluir
  3. Oi Yara!!!
    Adoro suspense, mesmo que o final não tenha sido tão bom, eu fiquei com muito interesse em ler, afinal ele possui muita ação e suspense e essas são características que me chamam a atenção.
    Vou anotar o nome, assim que possivel o lerei!

    um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi! Confesso que a capa não me chama atenção, mas eu gostei da estória, adoro livros com um pouco de terror (ou muito kkkkk), me interessei mesmo por conta do terror, e quando li a sua resenha fiquei com mais vontade de ler o livro ^-^ mesmo já tendo lido algumas resenhas sobre ele, nenhuma fez eu me interessar pelo livro ou pela estória, adorei a resenha e pretendo mesmo ler esse livro assim que possível (:

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  5. Como o comentário em cima, se fosse pela capa, eu não compraria. Mas a estória é tão legal, gosto de resenhas porque assim conhecemos o livro e gostamos ou não dele ><
    Um beijo
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. quero ler este livro muuuito em breve!!
    adorei sua resenha :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ola, fiquei curiosa com o livro, pela capa parece ser aquele livro de terror, mais pelo que vc disse não é nao....
    adorei a resenha...
    quero conhecer esse fantasma.. rsrs
    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gosto de suspenses, e você citando que tem passagens do livro citando bandas de rock, etc, me interessou ainda mais *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Sou LOUCA para ler esse livro há bastante tempo, mas até agora não tive a oportunidade. :\ Fiquei meio que com um pé atrás agora por saber o que desfecho não é tão bom quanto seu desenvolvimento, mas não irei desistir e na primeira oportunidade irei ler, sim. Que bom que pelo menos ele superou parte das suas expectativas, mesmo ele tendo te decepcionado um pouco... :\

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Yara!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, MESMO! Até comecei a lê-lo em e-book uma vez quando foi o livro do mês do Clube do Livro que eu participo. Mas aí acabei ficando sem tempo e não consegui terminar. :/ Agora estou atrás do livro físico.
    É uma pena que ele tenha te decepcionado um pouco. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Aiii muito legal sua resenha! Esse é um livro que quero muitoo ler. Mas, como você algumas pessoas já falaram se decepcionar um pouquinho com ele.^^Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros com reviravoltas. Não sei porque, mas quando eu via essa capa eu tinha medo e medo e medo. Como se o livro fosse me sugar com um terror terrível. UAHSUAUHSAHUSHU Preciso lê-lo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse livro quando li... lembrou bastante Stephen King (também, pai e filho!)

    ResponderExcluir
  14. Ei Yara, eu acho a sinopse desse livro incrível, mas nunca tive coragem de ler por morrer de medo de histórias de terror. Se não é assim tão assustadora, talvez seja algo com o que eu possa lidar, e fiquei ainda mais curiosa depois da sua resenha. Espero poder ler uma hora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi :D
    Faz um tempinho que quero ler esse livro, mais ainda não tive essa oportunidade ^^

    Ótima resenha.

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. O livro é incrivel! Recomendo "o Pacto" também do Joe! Outro ótimo livro.

    ResponderExcluir
  17. Ei Yara!

    Eu sou bem medrosa, então fiquei morrendo de medo do Craddock o tempo inteiro, e para mim o livro foi bem assustador, rs.
    Ah eu também sofri de amor e ódio pelo Jude! Realmente ele parece frio, mas no fundo é um bom moço HAHA
    Caramba, não estou lembrando do final, mas se não me engano também achei bem sem graça para o potencial do livro!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir