17 janeiro 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games) 
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN9788579800245
Páginas: 397

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Começando a resenha de modo clichê, devo dizer que simplesmente não sei como começar a falar desse livro de tão fantástico que ele é! O engraçado é que mesmo lendo os elogios ao livro e até mesmo comprando o livro, eu não me interessava muito, até eu começar a ler, ai tudo mudou e eu até li esse livro bem mais rápido do que o normal porque a curiosidade ficava me consumindo enquanto eu estava lendo. O livro é escrito em primeira pessoa, narrado pela Katniss. 

Esse livro me surpreendeu muito em relação à personagem principal porque geralmente eu não gosto ou simplesmente fico com raiva da personagem principal por algumas ações ou ate mesmo por certos pensamentos, enfim, ás vezes é só birra mesmo rs, mas sempre tem essas exceções e a Katniss é uma delas, por ser uma personagens que eu defino como guerreira e independente.

O livro também tem outros personagens fortíssimos e encantadores, adorei e me apeguei muito aos personagens. E outro aspecto do livro que me chamou a atenção e que me fez gostar ainda mais dele, foi justamente a critica política e até mesmo social.

 E a ideia do livro de que a Capital leva 24 tributos de 12 distritos para uma arena que para sobreviverem devem lutar e matar um aos outros me deixa boquiaberta e surpreendida pelo fato de a história ser tão original e cativante, e eu acho que a Suzanne Collins soube construir e escrever um enredo fascinante.

Jogos Vorazes se tornou obviamente um dos meus livros favoritos seja pelos personagens, pela história. É um livro excelente, é um daqueles livros que você lê super rápido e ainda fica ansiando por mais e mais. Enfim, é um livro super recomendado, então se tiverem a oportunidade de ler jogos vorazes, leiam.


Um comentário:

  1. Achei esse livro pela resenha muito bom e vou ler ;D

    ResponderExcluir